Temporada da IndyCar Series de 2021

Temporada da IndyCar Series de 2021
Temporada
Corridas 16
Início 18 de abril
Encerramento 26 de setembro
País(es) Estados Unidos
Canadá
Pilotos
Campeão Espanha Álex Palou
Equipe Estados Unidos Chip Ganassi Racing
Rookie do ano Nova Zelândia Scott McLaughlin (Team Penske)
Mais popular França Romain Grosjean (Dale Coyne Racing with Rick Ware Racing)
Vencedor das
500 Milhas de Indianápolis
Brasil Hélio Castroneves
Cronologia da IndyCar Series
IndyCar Series 2020
IndyCar Series 2022

A temporada da IndyCar Series de 2021 foi a 110ª temporada oficial do campeonato de corridas de rodas abertas norte-americanas e a 26ª sob a sanção da IndyCar Series. O evento principal foi a Indianapolis 500, que teve como vencedor o brasileiro Hélio Castroneves, que conquistou sua quarta vitória, igualando as lendas A. J. Foyt, Al Unser e Rick Mears.

Recordistas de corridas disputadas na categoria, o neozelandês Scott Dixon e o brasileiro Tony Kanaan (que ensaiou uma despedida em 2020), competiram, respectivamente, pela 24ª e 21ª vezes; Dixon correu 2 temporadas pela antiga CART e outras 19 pela IRL/Indy reunificada, empatado com Kanaan, que disputou outras 5 temporadas da CART e pilotou o quarto carro da Chip Ganassi, equipe que defendeu entre 2014 e 2017, apenas em circuitos ovais[1] - nas demais provas, o ex-piloto da NASCAR Jimmie Johnson foi o titular do #48. Além de Johnson, estrearam na categoria o francês Romain Grosjean, o neozelandês Scott McLaughlin e as equipes Paretta Autosport (que disputou apenas a Indy 500) e Top Gun Racing, que também se inscreveu para as 500 Milhas (não obteve a classificação) e a corrida 2 do traçado misto do Indianapolis Motor Speedway. A Juncos Racing, que não disputava corridas da categoria desde 2019, anunciou sua volta à Indy em agosto, para as últimas 3 corridas do campeonato, tendo como piloto o britânico Callum Ilott.

O espanhol Álex Palou, em sua segunda temporada da IndyCar e sua primeira como piloto da Chip Ganassi, conquistou seu primeiro título no automobilismo profissional após chegar em quarto lugar no GP de Long Beach.[2] Scott McLaughlin foi o melhor estreante do campeonato, derrotando Romain Grosjean por 33 pontos (305 a 272).

  1. Pedro Luis Cuenca (8 de setembro de 2020). «Kanaan explica desejo de correr apenas em ovais da Indy em 2021». Portal Terra 
  2. Gabriel Curty (26 de setembro de 2021). «Palou escapa de problemas e é campeão da Indy com 4º lugar. Herta vence em Long Beach». Grande Prêmio 

Developed by StudentB